sexta-feira, 26 de junho de 2009
Michael Jackson imortalizou...
"One day in your life..." Eu conheci as músicas de Michael, ainda criança e entrei no ritmo dançante daquele som black e pop, na adolescência. Acho que o curti até os últimos dias de negritude dele (aliás, ele era lindo nessa época. rsrsrs) e antes das turbulências públicas e loucuras desvairadas de um cantor pop star. "Black or white", ainda assim era uma pessoa muita querida pelos artistas e fãs.
"Billie Jean"... Queiram ou não, ele foi o "Rei do pop" e agora imortalizou-se aos quase 51 anos, de morte causada pelo cansaço de ser mortal. "Beat it", "Trhiller", "Ben", "Say, say, say", forever ...
E agora, Evaldinho de Jesus? Como fica a sua cara-metade no seu filme?
sábado, 20 de junho de 2009
Arrumando a Casa...
Neste momento, em um dos espaços de um outra casa, a do Puraqué, a equipe está elaborando desde ontem e hoje, um planejamento estratégico da Casa Brasil, reativando e renovando eventos, curso, oficinas e atividades sócio-educativas, esporte e de lazer. É uma espécie de norteador, uma meta para ser seguido neste primeiro e no próximo semestre.
Então, quem quiser conhecer um pouco mais sobre esse projeto social federal, com apoio especial da prefeitura de Santarém, na grande área do santarenzinho, vem nos visitar de segunda a sábado e participar das atividades coletivas da Casa Brasil. A equipe vai recepcioná-l@ com muito atenção e carinho especial na sala de leitura, no telecentro, na metarec e no espaço multimidíatico. Venha conferir!!
segunda-feira, 15 de junho de 2009
RA - Realidade Aumentada
Estava procurando algo sobre Realidade aumentada e li um artigo muito bom chamado "Como funciona a RA, de Oliver Hautsch. É um assunto que já existe no meio da tecnologia, mas com o tempo está virando notícia global. Vale a pena ler isso.
É impossível que objetos reais interajam com objetos virtuais, ou vice-versa, certo? Errado! Dê as boas vindas a uma tecnologia que já começou a revolucionar a maneira como o ser humano interage com as máquinas (e as máquinas com o ser humano): a Realidade Aumentada, ou (RA). Não se preocupe: ainda estamos longe de acontecimentos como os ilustrados em filmes como Matrix e Exterminador do Futuro, se é que eles serão possíveis algum dia. No momento, as máquinas estão ganhando mais “personalidade”, mas isso só significa que elas estão cada vez mais cordiais e responsivas às ações humanas.
De uma forma simples, Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite que o mundo virtual seja misturado ao real, possibilitando maior interação e abrindo uma nova dimensão na maneira como nós executamos tarefas, ou mesmo as que nós incumbimos às máquinas. Assim, se você pensava que objetos pulando para fora da tela eram elementos de filmes de ficção científica, está na hora de mudar seus conceitos. Aliás, o que acontece com a Realidade Aumentada é o contrário: você pulará para dentro do mundo virtual para interagir com objetos que só estão limitados à sua imaginação.
De onde veio isso?
Resumidamente, a Realidade Aumentada teve sua origem em algo muito simples: etiquetas. Os códigos de barras não estavam mais cumprindo com perfeição a tarefa de carregar todas as informações que se queria obter através de sua leitura. Por isso, foram criados os códigos 2D (duas dimensões), que permitiam o armazenamento de muito mais informação do que os códigos de barras. O que isso tem a ver com a Realidade Aumentada? Tudo!
Como funciona?
Três componentes básicos são necessários para a existência da Realidade Aumentada:
1. Objeto real com algum tipo de marca de referência, que possibilite a interpretação e criação do objeto virtual;
2. Câmera ou dispositivo capaz de transmitir a imagem do objeto real;
3. Software capaz de interpretar o sinal transmitido pela câmera ou dispositivo.
O processo de formação do objeto virtual é o seguinte:
1. Coloca-se o objeto real em frente à câmera, para que ela capte a imagem e transmita ao equipamento que fará a interpretação.
2. A câmera “enxerga” o objeto e manda as imagens, em tempo real, para o software que gerará o objeto virtual.
3. O software já estará programado para retornar determinado objeto virtual, dependendo do objeto real que for mostrado à câmera.
4. O dispositivo de saída (que pode ser uma televisão ou monitor de computador) exibe o objeto virtual em sobreposição ao real, como se ambos fossem uma coisa só.
Aplicações
A Realidade Aumentada não tem limite de aplicações. Ela pode ser usada no entretenimento, para criação de jogos muito mais interativos do que os já existentes; melhoria de processos da medicina, como cirurgias remotas, nas quais o médico pode estar a quilômetros de distância do paciente; indústria automobilística, facilitando a manutenção do carro pelo próprio dono, através de manuais de instrução interativos; além de milhares de outras alternativas que provavelmente ainda veremos serem criadas.
Quer testar?
Se você possui uma webcam, por mais velha que seja, ela é capaz de produzir sinais que podem ser interpretados por programas específicos, para que a imagem que aparece no monitor seja modificada e objetos sejam adicionados à ela. Já existem vários serviços online que permitem que você, usuário, tenha uma ideia da capacidade revolucionária da Realidade Aumentada.
O artigo completo está nesse link abaixo:
http://www.baixaki.com.br/info/2124-como-funciona-a-realidade-aumentada.htm
Brincar pra que?
Todo mundo precisa brincar, faz parte do crescimento. Crianças necessitam de diferentes oportunidades de brincar em diferentes maneiras. Brincar faz com que as crianças mudem cada estágio do seu desenvolvimento naturalmente permitindo-lhes fazer amigos, resolver dificuldades, seguir seus instintos, pensar e aprender com os outros.Brincar, ao lado da satisfação das necessidades básicas de: nutrição, saúde, habitação e educação, é uma atividade fundamental para o desenvolvimento das capacidades potenciais de todas as crianças.
Pai e mães preocupam-se com o futuro dos seus filhos, principalmente em questões como o sucesso profissional, o desenvolvimento saudável e as habilidades sociais, como base para a felicidade. O importante é saber que brincar faz seus filhos mais felizes e que a criança que brinca fica mais esperta, aprende com mais facilidade e se torna um adulto mais realizado. As brincadeiras ajudam a criança a relacionar-se melhor com os outros, desenvolvem a sua criatividade, fazendo-as mais tranqüilas e inteligentes.
Ao atender as crianças em suas necessidades estaremos tornando-as resilientes. A resiliência é a capacidade de se recuperar e se superar psicologicamente e de ter um bom desempenho socialmente aceitável, apesar de alguma forma de tensão ou adversidade, provenientes de circunstâncias externas negativas. Os pilares da resiliência são: o Afeto, a Aceitação Incondicional, a Descoberta do Significado, as Habilidades Sociais, o Humor e a Auto-Estima.
Toda criança precisa de, pelo menos, um adulto que a aceite, incondicionalmente.Quando as crianças e os adultos estão brincando juntos demonstram o seu afeto e expressam a aceitação incondicional: não há outro motivo para desfrutar a não ser a presença de um pelo outro, sendo um, parte da vida do outro e pertencendo um ao outro.
Um ambiente afetuoso e a aceitação incondicional desenvolvem a auto-estima, que é o sentimento de estar bem consigo mesmo. Enquanto brincam, as crianças recebem continuamente informações sobre quem elas são; avaliam umas às outras e a si próprias. Portanto elas estão desenvolvendo mais ou menos auto-estima.
As crianças precisam ter experiências em que elas possam descobrir o significado de suas vidas, o significado de viver neste mundo, o significado das relações interpessoais. Brincar é o estímulo que ajuda a criança a construir o seu projeto de vida.
As habilidades sociais como: conviver em grupo, capacidade de negociação, tolerância às diferenças são aquelas que tornam possível a nossa vida em sociedade, contribuindo para o nosso desempenho pessoal e profissional. Brincando, as crianças desenvolvem essas habilidades naturalmente.
O humor é a capacidade que temos de rir dos nossos próprios erros e nos ajuda a ir em frente, levando a vida como se ela fosse uma brincadeira. Além disso contribui para o equilibrio emocional das pessoas e para o desenvolvimento da Paz. Brincar é a melhor maneira de desenvolvê-lo.
Visão IPA Brasil
As crianças sempre brincaram ao longo da história e em todas as culturas porque:
• Brincar é comunicação e expressão, associando pensamento e ação criadora.
• Brincar é um ato instintivo voluntário e espontâneo.
• Brincar é uma atividade natural e exploratória e ajuda as crianças no seu desenvolvimento físico, mental, emocional e social.
• Brincar é o testemunho vivo do imaginário e da cultura da criança.
• Brincar é uma meio de aprender a viver e não um mero passatempo.
• Brincar é um instrumento pelo qual os seres humanos e os animais exploram
uma variedade de experiências em diferentes situações, para diversos propósitos.
Brincar é para toda a vida!
sábado, 13 de junho de 2009
MP da grilagem de terras na Amazônia
Precisamos agora mostrar uma força conjunta e desmontar os interesses de um poder concentrado e manipulador. Estamos numa linha tênue, de mudanças no nosso planeta e por vivermos na região Amazônia, uma das últimas fronteiras de sobrevivência dos seres vivos, precisamos estar em alerta total e atentos coletivamente. Entidades ambientalistas e movimentos sociais durante a semana do Meio Ambiente, após a aprovação da MP, divulgam nota pública com o objetivo de manifestar contrariedade aos ataques à legislação e à política nacional ambiental.
Para começar, cada de um de nós podemos ligar para
(61) 3411.1200 (61) 3411.1201
ou deixar uma mensagem no site da presidência– http://www.presidencia.gov.br/
A mobilização começou, vamos agilizar a nossa parte, conscientes e democraticamente.
Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
Sei que isso tá mais que batido, mas repetiria quantas vezes for necessário. Muitos meninos e meninas estão nesse exato momento, esperando e sonhando por uma vida mais digna e saudável, através de uma esperança que pode cada vez mais, escorregar de sua vida. Então não percarmos mais tempo, vamos agir e cobrar da justiça, nossos representantes das leis, a cumprirem sua missão e fazermos nossa parte, não deixar que pelo menos ao nosso redor, o trabalho infantil se alastre e se prolifere, denuncie!
O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), no seu capítulo V, especifica a proteção integral à criança e ao adolescente no âmbito do trabalho. Para tornar prática a defesa dos direitos da criança e do adolescente e combater o trabalho infantil, é necessário entender que a realização de qualquer trabalho bem como a exploração econômica de meninos e meninas interfere diretamente na sua educação e pode causar danos irreparáveis no processo de desenvolvimento físico, mental, espiritual, moral ou social.
Por que 12 de junho?
Desde 2002, a Organização Internacional do Trabalho escolheu 12 de junho como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, data em que foi lido relatório sobre o tema na Conferência do Trabalho que ocorre anualmente em Genebra - Suíça. No Brasil, a data foi decretada como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela lei 11.542 de 2007, sancionada pelo presidente Lula.
O que diz a lei?
Entende-se por trabalho infantil todo e qualquer trabalho executado por crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos, seja ele com finalidade de lucro ou não, em atividades econômicas e ou de sobrevivência. A única exceção é o trabalho desenvolvido na condição de aprendiz por adolescentes a partir dos 14 anos, que deve ser desenvolvida com as devidas restrições estabelecidas na legislação. A legislação prevê pena de seis meses a dois anos de reclusão ou perda da guarda do filho para quem submeter crianças e adolescentes ao trabalho.
quarta-feira, 10 de junho de 2009
Arraiá da Jaduca
Idéias de um menino digital
“O Puraqué é um lugar para quem quer aprender Informática com cidadania, e também muita alegria. Para quem vem para cá, aqui todos nós somos amigos, aqui nós ensinamos e aprendemos com nossos colegas, todos nós somos feito da alegria de viver.
Aqui no puraqué nós somos irmãos, cada um ajuda o outro, aqui também brincamos, rimos, cantamos e se for possível até dançamos, mas claro que para dançar precisamos de uma pessoa para tocar. Por isso nós temos o Jader Gama que como músico, também ajuda a casa Brasil e da casa Puraqué. E a Adriane que nos incetiva a escrever várias coisas, até o Raiderson me ajuda nos textos e muito mais. O Edu que era o meu professor na casa Puraqué de antes, e o Jean que era também.
Agora o meu professor é o Dennie e de todos nós, e eu sou Nadson e estudo para ser professor como Dennie, Edu e o Jean.”
Autor: Nadson Da Silva Barroso, 11 anos
5º série
Bairro da Conquista
Santarém -Pará
terça-feira, 9 de junho de 2009
Oficinas Livres em Belterra
No segundo dia, após o final da oficina, a turma puraqueana ainda pode conhecer uma das praias mais conhecidas do município: Pindobal. Em tempos de cheia do rio, quase chegando na estrada, foi irresistível tomar um banho nas águas do rio Tapajós, do lado da FLONA (Floresta Nacional) e apreciar as belezas naturais desse lugar. Fica aqui a interessante dica turística para agora ou na temporada do verão na região.
Um dos destaques do encontro, foi a criação da rádio "Jovens em Ação", com uma mistura de informações, entrevistas e muita música. Confira a ficha técnica dessa turma juvenil e os prestigiem, clicando no link do site colaborativo Estúdio Livre, logo abaixo.
Na apresentação: Fabiano Matos e Rafaela da Silva, reportagem Denilson, Sabrina, Douglas e Abraão, o molecular, revisor de música, Everton sousa, operador de aúdio Arilson Xavier e Ircledson Pereira, Direção geral Jovens em ação.
Agradecimentos a Mônica, coordenadora do Telecentro de Belterra, ao grupo de jovens e a tod@s as pessoas que prontamente se dispuseram a colaborar com a realização das oficinas. Valeu!!
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Circo Mocoronga na Semana do Meio Ambiente
domingo, 7 de junho de 2009
Oficinas Livres no Caranazal
As oficinas realizadas simultaneamente foram as de áudio, vídeo, metarec e gráfico, e cada uma delas foi utilizada coletivamente para divulgar e difundir a importância e a responsabilidade com o espaço ambiental aonde vivemos. A criatividade e a comunicação participativa, resultou em produtos coletivos, como documentário, convite e informativo ambiental e programa de rádio “CaraAmazônia".
No final da oficina de Metareciclagem, como prática ecologicamente correta, @s participantes juntamente com @s oficineir@s do Projeto Puraqué, montaram e revitalizaram 6 computadores obsoletos, que foram entregues ao Telecentro comunitário do Bairro do Caranazal, sendo mais um acesso de ponto digital na cidade, onde mais pessoas possam estar interligadas nesse meio.
Para curtir um pouco do programa CarAmazônia, da rádio Toró Digital, clique embaixo no link do site colaborativo Estúdio Livre e prestigie essa turma elétrica.
http://www.estudiolivre.org/el-user.php?view_user=marcelomac#gallery
sábado, 6 de junho de 2009
Despedida da Iaco
É gente, tem holandesa indo embora do Brasil. Numa sexta-feira, como bem ela gosta, dia 29 de maio, minha parceira de trabalho e aventura no rio Tapajós, comunidades ribeirinhas, houve uma festinha na casa da Fab e do Feliph. O pessoal do PSA estava presente e a turma do Puraqué também, churrascada e peixada só para contrariar. rssrss. Ahh, uns dos momentos lúdicos da festa, foi o show a parte, da nossa pop star Elis Lucien e seu encanto requebrado na dança do carimbó. Também, foi minha despedida do projeto, esse momento foi de mudanças e novos caminhos. Boa sorte Iaco, tudo de bom p cê, mulher.