sábado, 21 de fevereiro de 2009

Oficinas de Conhecimentos Livres na Casa Brasil

Aconteceu nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2009, a oficina de Conhecimentos Livres, na Casa Brasil, na grande área do Santarenzinho, Santarém do Pará. Esse evento foi organizado pelo Pontão de Cultura e Projeto Puraqué, em parceria com o PSA (Projeto Saúde e Alegria), Rede Mocambos e Casa Brasil. Teve a presença especial dos professores de informática educativa do município, representantes de pontos de cultura, bolsistas do Navega Pará como oficineiros, infocentros e moradores da grande área.


A oficina de Conhecimentos Livres foi diversificada nas oficinas de aúdio, vídeo, gráfico e Metareciclagem, facilitados pelos oficineiros do Projeto Puraqué. Essas atividades tiveram como objetivos, conhecer e utilizar ferramentas midíaticas tecnológicas, bem como compartilhar os conhecimentos e a solidariedade intelectual, através do uso dessas ferramentas em Software Livre.




No final do evento, houve uma confraternização, reunindo todos os participantes no auditório da Casa Brasil, como uma dançante dinâmica corporal,e ao som da música fomos para as salas de oficinas. A de Metarec mostrou a importância de dismistificar a “caixa preta”(CPU) com as oficineiras Iara Esteves, Josiane Amorim, Mauricélia Lima e Dennie Fabrizzio, o “metaman” , João Tarsio e o aluno Rodrigo.




Em seguida, na sala de aúdio, foi apresentado o programa “Nossa cara”, criado pelos ativos participantes e oficineiros de plantão: Marcelo Lobato, Kathellem Suellem, Alessandra Sousa, France Teixeira e Dri Gama. E seguindo o rumo ao auditório novamente, na oficina de gráfico, foram apresentados várias produções de informativos relacionados com os temas da oficina, pelos oficineiros Tarcísio Ferreira, Cíntia Araújo e Magno dos Santos.






Para fechar o ciclo de conhecimentos, os oficineiros de vídeo: Jader Gama, César Marcos, David Góes e Francisco Evaldo, juntamente com os oficinados, apresentaram um vídeo educativo e divertido sobre Gênero e Aids, intitulado “Faca de dois gumes”, fechando e consagrando o que rolou durante esses curtos dois dias, com muita agitação e troca de conhecimentos.






Em destaque para oficina de aúdio, a turma que participou dela, foi a mais elétrica e se interagiu bastante com as demais oficinas, entrevistando as pessoas, apresentando o programa e é claro, editando em poucas horas, o “Nosso cara”, da rádio “Nossa voz”. A essência desse encontro é “tudo seu, meu, nosso”, as oficinas estão aí, para mostrar que seu intuito principal não é somente a utilizar e aprender as ferramentas em poucos dias, e sim aproveitar e se contagiar com a pluralidade de conhecimentos e se sentir ativo nesse processo, porque tudo que se aprende com intuito de beneficiar um coletivo, deve ser ensinado nessa vida. É se apropriar com atitude compartilhada.





Tivemos como colaboradores, os nossos companheiros de luta: Rogério Marques, Leandro Sousa, Jhonatas Ribeiro, Darlisson Duarte e Ray Silva. Tudo foi como organismo completo, a presença de cada um foi muito importante para que essas oficinas fossem aproveitadas conjuntamente, resultando em diversão, informação e solidariedade. Foi a primeira experiência, erros e acertos foram testados. No mais, a tendência é sempre estar evoluindo. Pode crer!

Dri Gama – Projeto Puraqué – Cidadã do planeta TERRA.

2 comentários:

Jardson Melo disse...

Então, Adriane!
gostei de seu texto, legal! O mundo tem que aderir pelo Softer Livre, a minha cabeça é só isso Livre, Livre,,, não consigo ficar perto de um computador, se não estiver fazendo alguma coisa relacionado a softer livre.

Jardson Melo disse...

Então, Adriane!
gostei de seu texto, legal! O mundo tem que aderir pelo Softer Livre, a minha cabeça é só isso Livre, Livre,,, não consigo ficar perto de um computador, se não estiver fazendo alguma coisa relacionado a softer livre.