sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

No dia 1 de março de 2009, com o tema "Unam-se às crianças - sintonizem com elas" (Unite for children – Tune in to Kids), será comemorado o Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV, uma iniciativa da UNICEF, que busca promover e garantir a informação de qualidade e estimular a participação de meninos e meninas nos meios de comunicação, através dos seus pensamentos e reivindicações.

A data da comemoração, que anualmente acontecia no segundo domingo de dezembro, foi alterada pelo Unicef para garantir maior participação das empresas de comunicação e de toda a sociedade. Nessa nova data, mais de 2 mil emissoras espalhadas por diversos países, estarão aderindo a esse movimento,estimulando para que mais mídias possam ter uma programação voltada para o tema, dando espaço exclusivamente para a opinião de crianças e jovens.

No Brasil,as redes públicas de TV e rádio, com a TV Cultura, a TV Brasil e a Rádio MEC, abrem espaço em sua programação para falar sobre o tema. Na página do Unicef também é possível acessar vídeos produzidos por crianças e jovens sobre essa data especial.Há catorze anos, o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência) instituiu o Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV (ICDB), com o objetivo de incentivar a participação das crianças na produção de mídia e fazer com que os profissionais que trabalham nos meios de comunicação reflitam sobre a programação que veiculam.

E as manifestações infanto-juvenis são bem diversificadas. Elas estão nas vinhetas que defendem: a criação de mídias dirigidas para e por crianças e adolescentes, com espaço para exibição de produções regionais; a participação de crianças e adolescentes nas mídias já existentes, tanto produzindo quanto veiculando suas idéias; a promoção de políticas governamentais e privadas que invistam na produção de mídia por crianças e adolescentes; a criação de espaços nas escolas onde crianças e adolescentes recebam, busquem e utilizem informações de forma crítica, incluindo atenção especial para crianças portadoras de deficiência; e a regulamentação do que é produzido para e sobre crianças e adolescentes, respeitando suas necessidades e direitos.

Meninos e meninas produzem programa especial ao ICDB

A TV Cultura, uma das emissoras incentivadoras desse movimento, convidou exclusivamente para homenagear essa data, um grupo de meninos e meninas para apresentar um programa com o nome Você TV. Esse programa inédito será exibido amanhã, 1º de março, das 11h30 às 13h30, em comemoração ao Dia Internacional da Criança no Rádio e na Televisão.O Você TV levará ao ar matérias desenvolvidas por crianças, sobre diversos veículos midiáticos como vídeo, rádio, site e jornal impresso.

A meninada do Brasil poderá interagir com a equipe do programa, acessando o site www.tvcultura.com.br/vocetv para deixar seus comentários e opiniões, responder enquetes, visualizar fotos e vídeos. E ainda com tudo o que estiver rolando nos bastidores, além de assistir ao programa em tempo real.



Nenhum comentário: