quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Compromisso com as crianças de Vila Franca



Num sábado de manhã com chuva, no dia 7 de fevereiro, aconteceu o último seminário comunitário do ECA nas comunidades ribeirinhas. Para fechar essa etapa, a comunidade de Vila de Franca se apresentou com uma forte participação de suas lideranças e mostrou com muita alegria e seriedade, seu compromisso e responsabilidade com suas crianças e adolescentes.



A equipe do Programa “Pelos Direitos das Crianças da Amazônia” do PSA, (Jacobien, Elis, Karen, Pimenta e Adriane Gama) chegou à Vila Franca pelo maravilhoso rio Arapiuns, no barco Saúde e alegria, sob comando a bordo do seu Joãozinho. Chegamos pelo quintal da comunidade (frente fica no rioTapajós) e a pé, percorremos uma pequena estrada contemplando a natureza.


Na sede comunitária da RESEX, começamos nosso encontro com a disposição dos participantes e apresentação de todos. O arte-ecudador e palhaço Pimenta convidou todas as crianças para brincar e juntamente com a Karen, aluna da Escola Nórdica da Suécia, fizeram uma filmagem muito divertida sobre os direitos fundamentais do ECA.


Os participantes estavam muito envolvidos e ativos no seminário e o melhor momento, foi a hora do debate do grupo, onde as pessoas puderam esclarecer suas dúvidas e discutir um pouco sobre o ECA e o programa. Sempre intercalando com momentos de dinâmicas e brincadeiras para ter mais energia no corpo e na alma. O que foi muito importante também, foi a formação dos agentes multiplicadores do ECA na comunidade, liderada pelos jovens e adultos, fortalecendo a rede local de proteção a meninos e meninas.





À noite, no Gran Circo Mocoronga, a comunidade apresentou várias demonstrações artísticas culturais locais, como: a dança do Carimbó, paródias e a mais singela de todas, a dança do Tipiti, dançada pelas crianças e adolescentes. Os grupos temáticos do seminário também produziram suas dramatizações, músicas e poesias, mas a mãe natureza, anunciava um "toró" de chuva e finalizamos o espetáculo, agradecendo a todos e todas por sua gentileza e receptividade e pela participação alegre da comunidade de Vila Franca.



Dri acompanhada de uma mocinha chamada Elis Lucien


Na volta pela estrada, debaixo de chuva à noite, tivemos a clareza que durante essa temporada de seminários, tivemos a oportunidade de conviver e conhecer pessoas que acreditam em um futuro mais digno e justo para suas comunidades, especialmente para crianças e adolescentes. E com a dedicação e esforços dessas pessoas, conseguimos divulgar e sensibilizar os comunitários para garantir o respeito e direitos fundamentais de meninos e meninas que estão em pleno desenvolvimento, as futuras lideranças riberinhas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Belas fotos!!!! Seu blog tá ficando bem legal querida, vou acompanhar mais, prometo! Abraço da sua colega Fab