segunda-feira, 4 de maio de 2009

Ecoando na Vila de Amorim

Apoio aos pequenos projetos de intervenção dos agentes multiplicadores do ECA

A equipe “Crianças da Amazônia” do PSA, no final do mês de abril, realizou mais uma ação sócio-educativa nas comunidades ribeirinhas. Como ponto de partida fluvial da viagem, partimos da comunidade de Aramanaí, na Flona, atravessando o rio Tapajós em rumo a comunidade de Vila de Amorim, na RESEX, para realizar um trabalho colaborativo e de apoio aos pequenos projetos de intervenção dos agentes multiplicadores dessa comunidade. Foram dois dias - 24 e 25 de abril - de encontro com muita interatividade com uma participação de sessenta alunos entre crianças e adolescentes amorinenses.

As atividades foram realizadas embaixo do chapéu de palha batizada “Maloca do amor”, e complementava um dos planos de ação dos multiplicadores em parceria com a escola José de Melo Filho, abordando os temas geradores: Educação sexual e convivência familiar.

Na sexta-feira pela tarde, a equipe foi saudada pelos alunos e alunas, na maloquinha, na frente da comunidade, quase que sob as águas do Tapajós, por causa do período longo da cheia do rio. Lá fizemos a apresentação de todos, e iniciamos com a atividade de reconhecimento a si mesmo e de nossos espaços e das outras pessoas. Para compreender melhor essa idéia, pedimos para os meninos e meninas se separarem por sexo e formarem grupos. Cada equipe deveria desenhar o corpo humano do sexo oposto e então no final, apresentarem seus desenhos aos demais colegas.

Foi tudo muito tranquilo, todos participaram, cada equipe arranjou um lugar na praça da comunidade e depois de algumas risadas por causa dos desenhos, todos voltaram para a maloquinha. Cada equipe na menor ou maior compreensão conseguiram identificar as diferenças físicas de um corpo feminino e masculino. O interessante é que todas as crianças não se sentiram constrangidas, pelo contrário, souberam muito bem caracterizar o corpo e suas diferenças, além de usarem os nomes corretos dos órgãos genitais, de forma clara e sem desconfianças. No final da tarde, houve uma merenda coletiva oferecida pela escola e encerramos as atividades.

Na manhã de sábado, começamos com a Dinâmica do Toque, com sentido de transmitir o respeito e cuidados com seu corpo, ilustrando os limites que cada um deve ter com o corpo do outro. Depois, foi o momento das brincadeiras de campo, mas o tempo era de chuva nessa dia, por isso passamos a manhã na sede comunitária. A dinâmica, Brinquedo Encantado, chegou primeiro com uma forte energia, resgatando toda a cultura das cantigas de roda cantadas pelas crianças e adolescentes, em duas grandes rodas com as multiplicadoras do ECA. Depois dessa brincadeira, foi o momento da montagem do quebra-cabeça interativo e logo em seguida, finalizamos com o filme educativo “A vida de João”, que fala sobre direitos humanos, sexualidade, relação de gênero e preconceitos. Tivemos uma breve conversa didática e de sensibilização sobre esses temas.

O apoio da equipe do ECA do PSA, por Adriane Gama e Jacobien Nagel, contribuiu através desse encontro, para a conclusão de mais uma atividade dos planos de ação local dos agentes multiplicadores da comunidade da Vila de Amorim, que iniciou com palestras educativas continuadas realizadas mensalmente na escola. Agradecimentos as multiplicadoras do ECA, as professoras Isabel e D.que participaram do encontro, a diretora da escola, Ivânia Rodrigues, e em especial a todas as crianças e adolescentes presentes. Até mais, força ribeirinha!

Nenhum comentário: