terça-feira, 31 de março de 2009

III Oficina Intercomunitária dos Multiplicadores do ECA



Em março, aconteceu a III Oficina Intercomunitária dos Agentes Multiplicadores do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) das comunidades ribeirinhas, no Centro de Formação Chico Roque. Estavam presentes as comunidades de: Prainha, da FLONA, Cametá, de Aveiro, Boim, Surucuá, Suruacá, Vila de Amorim, Capixauã, Vista Alegre de Capixauã, Solimões, Pedra Branca e Vila Franca, da RESEX, envolvidas diretamente no programa “Crianças da Amazônia”.




As atividades que mais se destacaram foram o “Espaço Simpático”, “Diagnóstico Comunitário”, criação coletiva da cartilha “Pelos direitos de Teca e Zeca”, e do “Brinquedo Encantado”. Tivemos a presença também das conselheiras do CONDECA (Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente), as quais puderam conhecer um pouco da realidade das comunidades ribeirinhas e explanar sobre a importância dos Conselhos: Tutelar e de Direitos.




O momento mais lúdico do encontro, foi a troca de camisas aos seus “Amigos-elegantes”. No final da oficina,em uma roda, todos puderam falar um pouco das suas expectativas e retorno as suas comunidades, no intuito de se fazer planos de ações para um trabalho coletivo e no fortalecimento da rede de proteção a meninos e meninas.




Resumindo, hoje são oficialmente 177 agentes multiplicadores nas 16 comunidades. Sabemos que esse número está aumentando e cada vez mais, a palavra multiplicar significa esperança de ter uma qualidade de vida melhor e justa para suas crianças e adolescentes. A rede começa e se estende através das ações sócio-educativas locais e no trabalho voluntário dos agentes em outras comunidades mais próximas.

Nenhum comentário: